terça-feira, 29 de março de 2011

Esclarecimentos sobre o Amianto

Motivada por um colega também pós-graduando da especialização de Engenharia de Segurança, venho realizar mais uma postagem tratando de um assunto, digamos que um tanto polêmico, justamente por alguns fatos que estão acontecendo nos últimos dias: O Amianto! 


O que é o AMIANTO?


Bem, o amianto ou asbesto é uma fibra mineral natural sedosa que, por suas propriedades físico-químicas(alta resistência mecânica e às altas temperaturas, incombustibilidade, boa qualidade isolante, durabilidade, flexibilidade, indestrutibilidade, resistente ao ataque de ácidos, álcalis e bactérias, facilidade de ser tecida etc.), abundância na natureza e, principalmente, baixo custo tem sido largamente utilizado na indústria 


Está presente em abundância na natureza sob duas formas: serpentinas(amianto branco) e anfibólios(amiantos marrom, azul e outros), sendo que a primeira - serpentinas- correspondem a mais de 95% de todas as manifestações geológicas no planeta.
Já foi considerado a seda natural ou o mineral mágico, já que vem sendo utilizado desde os primórdios da civilização, inicialmente para reforçar utensílios cerâmicos, conferindo-os propriedades refratárias.


Mais de 99% do seu uso é na indústria de construção civil, menos de 1% em materiais de fricção (autopeças), cujo uso está em declínio - setor que investiu nos produtos de substituição por exigência do mercado internacional e das multinacionais montadoras para veículos novos e em pequeníssimas quantidades em outras atividades, sendo  nas indústrias têxteis e nas químicas/plásticas.


O Brasil está entre os cinco maiores produtores, consumidores e exportadores mundiais de amianto crisotila ou amianto branco. A única mina de amianto ainda em atividade no Brasil situa-se no município de Minaçu, no Estado de Goiás. Com um consumo de amianto 50 vezes maior do que os Estados Unidos.



Mina Canabrava, em Minaçu (GO) 
Foto: Fernanda Giannasi

NO ORGANISMO:


Assim como a sílica, o amianto (ou asbesto) também é responsá
vel por uma pneumoconiose – a asbestose. A deposição das fibras 

de amianto no pulmão provoca dificuldade de respirar (dispnéia) 

com imenso desconforto físico. Além disso, a exposição às fibras de 
asbesto está relacionada ao surgimento de tumores benignos ou 
malignos na pleura (membrana serosa do pulmão) e ao câncer de 
pulmão. Por ser uma substância indiscutivelmente cancerígena, o 
uso do amianto tem gerado enorme polêmica e sido proibido em 
diversos países. O Brasil, no entanto, permanece como um dos 
líderes mundiais na produção do amianto. É, portanto, também, um

dos recordistas em casos de asbestose entre trabalhadores ligados à extração e à transformação do produto, assim como entre os 
que trabalham na construção civil. Mesmo com a queda das exporta
ções do amianto, ainda permanece um farto mercado nacional para o 
produto, utilizado principalmente em caixas d’água, telhados, cimento-amianto, materiais de fricção (pastilhas de freio, por exemplo), vedação, pisos e têxteis (mantas contra fogo, por exemplo). (Fonte: Ciência Hoje) 

- Indico esse ítem, para que possam ter mais informações sobre as doenças decorrentes de exposição ao asbesto: Asbesto, Asbestose e Câncer - Critérios diagnósticos

Fonte:
www.abrea.org.br







Nenhum comentário:

Postar um comentário